PUB
                             
Bem-Estar - 01.02.2019

Nesta sociedade de consumo, que decorre a grande velocidade, é normal que o comum dos mortais queira ver, a curto prazo, os resultados (satisfatórios) do seu investimento.

Normalmente, associa-se ao facto de se treinar muito (com cargas pesadas e repetições) a solução para se alcançar rapidamente o corpo definido tão desejado. São muitos os praticantes com esta ideologia, que treinam no ginásio, diariamente e horas a fio, todos os grupos musculares – terminando, mais cedo ou mais tarde, por desenvolverem problemas articulares/musculares; ou simplesmente desmotivando-se por não obterem resultados práticos visíveis.

Hoje em dia, está cientificamente provado que menos é mais! Pesquisas recentes indicam que é contra-producente treinar mais do que uma hora, pois, é a partir dos 45 minutos de treino que se gera o pico de somatotrofina (hormônio do crescimento), caindo, acentuadamente, os níveis hormonais após uma hora de treino. A partir desse momento, o corpo entra em processo de fadiga, produzindo cortisol e acentuando o catabolismo (desgaste muscular).

Ao contrário do que se possa julgar, o treino de ginásio não é anabólico (construção muscular) mas sim catabólico (desgaste muscular). A construção do músculo só se dá após o treino, já que o organismo precisa, em média, de 74 horas para regenerar as fibras musculares, repor o glicogênio e aumentar a síntese proteica.

Programar metodologicamente uma rotina de exercícios, tendo em conta a alternância dos grupos musculares, a intensidade do treino, bem como os períodos de descanso, é altamente necessário. Já para não falar da alimentação e do sono, pilares fundamentais para que toda a construção muscular se processe.

Se não é um atleta profissional do body building, é suficiente treinar duas a três vezes por semana, alternadamente.

Mantenha o foco nos seus objetivos, arrisque com atitude e treine menos treinando mais. Numa expressão: Rentabilize o seu treino!

Artigos relacionados...

Menos é mais!

Treinar menos pode trazer mais resultados

The Oitavos promove sessões de meditação gratuitas

Iniciativa nos dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro

Viagens para destinos longínquos

Não deixe que o jet lag o incomode

Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com novo prémio

Distinguido como Melhor Resort de Luxo com Águas Termais da Europa

Longevity: o epítome da medicina moderna

Inauguração de novo hotel em 2019

Os Mais Vistos

Beleza

A ilusão dos nudes

Lifestyle

Ilha privada da MSC Cruises exclusiva para hóspedes

F Luxury no Instagram