PUB
                             
Bem-Estar - 01.02.2019

Nesta sociedade de consumo, que decorre a grande velocidade, é normal que o comum dos mortais queira ver, a curto prazo, os resultados (satisfatórios) do seu investimento.

Normalmente, associa-se ao facto de se treinar muito (com cargas pesadas e repetições) a solução para se alcançar rapidamente o corpo definido tão desejado. São muitos os praticantes com esta ideologia, que treinam no ginásio, diariamente e horas a fio, todos os grupos musculares – terminando, mais cedo ou mais tarde, por desenvolverem problemas articulares/musculares; ou simplesmente desmotivando-se por não obterem resultados práticos visíveis.

Hoje em dia, está cientificamente provado que menos é mais! Pesquisas recentes indicam que é contra-producente treinar mais do que uma hora, pois, é a partir dos 45 minutos de treino que se gera o pico de somatotrofina (hormônio do crescimento), caindo, acentuadamente, os níveis hormonais após uma hora de treino. A partir desse momento, o corpo entra em processo de fadiga, produzindo cortisol e acentuando o catabolismo (desgaste muscular).

Ao contrário do que se possa julgar, o treino de ginásio não é anabólico (construção muscular) mas sim catabólico (desgaste muscular). A construção do músculo só se dá após o treino, já que o organismo precisa, em média, de 74 horas para regenerar as fibras musculares, repor o glicogênio e aumentar a síntese proteica.

Programar metodologicamente uma rotina de exercícios, tendo em conta a alternância dos grupos musculares, a intensidade do treino, bem como os períodos de descanso, é altamente necessário. Já para não falar da alimentação e do sono, pilares fundamentais para que toda a construção muscular se processe.

Se não é um atleta profissional do body building, é suficiente treinar duas a três vezes por semana, alternadamente.

Mantenha o foco nos seus objetivos, arrisque com atitude e treine menos treinando mais. Numa expressão: Rentabilize o seu treino!

Artigos relacionados...

Vila Vita Parc reforça as referências de bem-estar

Descubra o novo conceito “Vital Wellness”

Haute Couture by Linda Meredith

Ritual de beleza em Lisboa

Alerta detox pós Natal e Réveillon

Como fazer “reset” ao corpo e sobreviver aos exageros das festividades

Spa do The Lumiares na sua lista de Natal

Um voucher para relaxar ou recarregar energias

Estoril Wellness Center com novos tratamentos faciais premium

Biologique Recherche proporciona o melhor para a pele

Os Mais Vistos

Lifestyle

Eis alguns dos carros de luxo mais aguardados de 2020

Gourmet

O melhor dos dois mundos

F Luxury no Instagram