PUB
                             
CEO's Tips - 09.11.2018

A cada nova aposta, em cada descerrar de portas, as expectativas em torno do chef José Avillez crescem desmedidamente. É este o preço a pagar pelo sucesso. O chef investiu agora num conceito inovador, dando, como habitualmente, prioridade a critérios de qualidade inquestionável. O novo restaurante Za’atar, na Rua de S. Paulo, no Cais do Sodré, rapidamente somou admiradores – de críticos e do público. O que me despertou a atenção… e a curiosidade.

Ao entrarmos no Za’atar mergulhamos numa viagem pelo Médio Oriente, um intercâmbio entre a Europa e a Ásia, nos tons do azul marinho do Mediterrâneo. A ementa é inspirada na gastronomia libanesa e a decoração, em estilo étnico, compõe um ambiente equilibrado entre o exótico e o intimista. Este projeto, pensado a quatro mãos através de uma parceria com o cozinheiro Joe Barza – um conceituado chef internacional e estrela de televisão no Líbano –, reflete os conhecimentos e a experiência de José Avillez, homem mundano, e o seu respeito pela culinária desenvolvida pelos quatro cantos do mundo.

A carta do Za’atar foi pensada e materializada para agradar ao paladar português, sem, no entanto, se perderem as influências que a distingue das demais: indo ao encontro das tendências de uma cozinha vegetariana e saudável, com um ótimo sabor. Fiel ao seu conceito, o restaurante inclui, das entradas à sobremesa, um leque de propostas próximas da cozinha do médio oriente, banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo e as quais tive a oportunidade de experimentar. Do karkachat (couvert) às salatas (saladas), as sugestões principais incluem os mezze frios e quentes, e pequenos pratos como o moughrabieh djej (um guisado de cuscuz com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros) e o frikeb bi lahmeh (um prato de trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim e os grelhados), para além dos tradicionais kebab de porco ou da taook, uma espetada de frango. Quanto às sobremesas, o destaque vai inteirinho para o sorvete de alperce com creme de pistácio. Muitas opções deliciosas, feitas de sabores menos comuns e que não defraudam as expectativas.

Uma experiência que aconselho vivamente e que comprova, uma vez mais, a capacidade de José Avillez em oferecer ao público português propostas de qualidade, sempre com um toque de inovação.

Artigos relacionados...

Longevity: o epítome da medicina moderna

Inauguração de novo hotel em 2019

O mundo encantado da Patek Philippe

Visita à casa-mãe em Genebra, na Suíça

No coração da Mesoestetic

Convite para conhecer instalações em Barcelona da marca líder mundial

Os Mais Vistos

Lifestyle

Espaço terá tamanho de 100 campos de futebol

Lifestyle

Arquipélago considerado um dos melhores destinos para 2019

F Luxury no Instagram

Contactos

Portugal
Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
2750-374 Cascais
T. (+351) 210 149 077

Angola
Rua N'Dunduma nº147 e 149, Bairro
Miramar, Angola
T. (+244) 942 624 495

Suíça
Flüelistrasse 13, CH-6054 Kerns
T. (+41) 79 524 94 33