PUB
                             
Editor's Picks - 27.09.2019

O chef Eneko Atxa chegou a Portugal pela mão do Penha Longa Resort. O premiado cozinheiro inaugurou dois restaurantes em Lisboa – Eneko Lisboa e Basque – que, embora partilhem o mesmo espaço, representam duas propostas de alta gastronomia bem distintas.

O Eneko Lisboa e o Basque estão localizados no centro de Lisboa, a pouquíssimos metros do rio Tejo – nas instalações do antigo Alcântara Café – e resumem na perfeição a cozinha da autoria do conceituado chef basco. Numa cerimónia exclusiva, e onde tive o gosto de marcar presença, foram apresentadas estas novíssimas propostas, que prometem fixar-se com sucesso na capital portuguesa.

O Eneko Lisboa, um restaurante de fine dining, onde serão servidos dois menus de degustação: o Erroak e o Adarrak. Nestes menus, figuram alguns dos pratos mais conhecidos do Azurmendi, com destaque para o lavagante assado e descascado com molho, manteiga de café e cebola roxa de Zalla; Camarões da costa com gel vegetal e granizado de tomate velho; e Castañeta de porco ibérico com bombons de queijo Idiazabal e caldo de cogumelos.

Já o Basque, propõe uma proposta totalmente distinta. A lembrar uma típica tasca basca, este novo restaurante terá uma carta com vários pratos (alguns deles petiscos) ideais para partilhar entre família e amigos. Lulas em tempura japonesa com cebola confitada por 48 horas; Mexilhões na brasa levemente fumados; Sames de bacalhau no forno em molho biscainho; ou Carré de cordeiro na brase com puré de alho confitado e jus de cordeiro são algumas das sugestões.

Nesta inauguração, foi possível conhecer o espaço, elegante e contemporâneo, e tive a oportunidade de degustar alguns dos exemplos da carta pensada e concretizada por Eneko Atxa. O chef basco – proprietário do Azurmendi, restaurante com três estrelas Michelin (e 14.º na lista dos The World’s 50 Best), situado na localidade Larrabetzu, em Espanha – um dos mais conceituados do mundo, não deixou de marcar presença na cerimónia, recebendo os convidados e trocando algumas impressões com os presentes. Para além do papel de Eneko Atxa, o Eneko Lisboa e o Basque contam com a supervisão do chef residente, Lucas Bernardes.

Artigos relacionados...

Balanço do ano de 2019 por Fátima Magalhães

Momentos que deixaram marca na F Luxury em 2019

Estoril Mandarim

Provavelmente o mais autêntico dos restaurantes chineses em Portugal

Bvlgari apresenta coleção de alta joalharia pela primeira vez em Lisboa

Boutique recebe convidados exclusivos para evento

Fátima Magalhães em destaque no Welcome Network Coffee da Bvlgari

Iniciativa do Circuito Inspirar para Empreender, Fashion & Trend Tour

Ocean, uma experiência fine dining com vista mar

Alta gastronomia contemporânea e fresca

Os Mais Vistos

Lifestyle

Eis alguns dos carros de luxo mais aguardados de 2020

Gourmet

O melhor dos dois mundos

F Luxury no Instagram