PUB
                             
Gourmet - 09.11.2018

A cada aposta, em cada descerrar de portas, as expectativas em torno do chef José Avillez crescem desmedidamente. É este o preço a pagar pelo sucesso: a atenção mediática depositada pelo público, ansioso, atento e indagatório, perante toda e qualquer nova proposta. O conceituado chef, detentor de duas estrelas Michelin no seu Belcanto, assume o desafio, mantendo o seu (elevado) ritmo de trabalho, investindo, novamente, num conceito inovador, assente em critérios de qualidade inquestionável. O novo restaurante Za’atar, situado na Rua de S. Paulo, no Cais do Sodré, tem somado admiradores, confirmando, uma vez mais, a unanimidade em torno das capacidades de cozinha e de gestão de José Avillez.

O Za’atar trouxe para Lisboa uma oferta original. Avillez sugere, desta vez, uma ementa inspirada na gastronomia libanesa. Este projeto, de características ostensivamente étnicas – o segundo do género do chef, depois da abertura do Cantina Peruana, com Diego Muñoz –, foi pensado a quatro mãos, através de uma parceria com o cozinheiro Joe Barza, um conceituado chef internacional, estrela de televisão no Líbano.

A carta do Za’atar foi pensada e materializada para agradar ao paladar português, sem, no entanto, perder as suas influências distintivas: indo ao encontro das tendências de uma cozinha vegetariana e saudável, com muito sabor. Fiel ao seu conceito, o restaurante inclui, das entradas à sobremesa, um leque de propostas próximas da cozinha do médio oriente, banhada pelas águas azuis do Mediterrâneo. Do karkachat (couvert) às salatas (saladas), as sugestões principais incluem os mezze frios e quentes, e pequenos pratos como o moughrabieh djej (um guisado de cuscuz com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros) e o frikeb bi lahmeh (um prato de trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim e os grelhados), para além dos tradicionais kebab de porco ou da taook, uma espetada de frango. Quanto às sobremesas, o destaque vai inteirinho para o sorvete de alperce com creme de pistácio.

O Za'atar – que significa uma mistura de especiarias usada como condimento, muito apreciada no médio oriente – é o quinto espaço que José Avillez abriu em Lisboa ao longo dos últimos meses (e o seu 17.º espaço no país). Primeiro chegou a  Pitaria, no Chiado, depois a Cantina Zé Avillez, no Campo das Cebolas, o Cantinho do Avillez, no Parque das Nações, e a Cantina Peruana, também no Cais do Sodré. No Porto, o chef também abriu um restaurante: o Mini Bar, conceito que já tinha implementado no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Artigos relacionados...

Pernod Ricard Portugal lança “The Sommelier” com Sá Pessoa

Projeto inclui jantar mensal exclusivo para 12 pessoas

Os cocktails da Schweppes inspirados em Lisboa

Criações de Javier de las Muelas e Carolain Spencer apresentadas

Fortaleza do Guincho renova decoração da sala do restaurante

Uma experiência única ao sabor das criações do chef Gil Fernandes

Santini abre loja nas Amoreiras em julho

Marca de gelados reforça presença em Lisboa

Colheita de 2010 da Quinta de Lemos confirma a sua excelência

Prémios a triplicar no concurso Portugal Wine Trophy

Os Mais Vistos

Lifestyle

Unidade de cinco estrelas devolve o brilho ao Sotavento algarvio

Gourmet

Projeto inclui jantar mensal exclusivo para 12 pessoas

F Luxury no Instagram