PUB
                             
Gourmet - 05.03.2019

Fundado em 1988 pelos irmãos Joaquim e António Machaz, antigos proprietários do Hotel Tivoli, o restaurante Vela Latina, pioneiro na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa, apostou num rebranding da marca e no desenvolvimento de um novo conceito de cozinha, resultando numa estratégia que vem garantir o seu posicionamento entre os clássicos contemporâneos da melhor restauração lisboeta.

Com muitas histórias por contar, este espaço emblemático foi renovado em finais de 2017, apresentando uma nova decoração de estilo trendy e descontraído, um jardim interior e um novo espaço de cozinha de fusão peruana e japonesa denominado Nikkei. A F Luxury foi convidada a conhecer as novidades.

Passando a porta de entrada, entramos num lounge com bar, de onde partem os acessos para o Nikkei e para a sala principal, que ganhou uma esplanada voltada para a Doca do Bom Sucesso. Quanto à decoração, além das cores das paredes, num verde azulado, há cabeças de animais pendurados nas paredes e muitas plantas espalhadas pelas salas, a darem nova vida ao espaço. Na sala principal, a nobreza do veludo predomina no mobiliário.

Sob a “batuta” do Chef Benjamim Vilaças, a carta é composta por pratos tão famosos como Fígado de Aves em Tarte de Maçã ou Salada de Lavagante fresco e Espargos Verdes, bem como pelas novidades regulares e sazonais. Sendo um porto seguro em termos de boa gastronomia, pudemos degustar o Tournedó com Arroz Oriental e finalizar com umas deliciosas Farófias. Quanto ao Nikkei, a grande novidade da Vela Latina, ficará para experienciar numa outra altura.

Este espaço emblemático que serve uma média de 400 a 500 refeições por dia, oferece, ainda, um serviço de take away dos melhores vinhos, queijos e enchidos portugueses, seleção nacional a cargo do novo parceiro de negócio, Manteigaria Silva (uma das mais antigas charcutarias de Lisboa), que também pode ser degustada na esplanada.

Permanecendo um porto seguro para o público de sempre, mas na conquista de novos consumidores, o Vela Latina conta também com uma nova equipa. Salvador Machaz, filho de Joaquim Gonçalves Machaz, um dos fundadores da marca de Hotéis Tivoli, e detentor, com a sua família, de 50% do atual Vela Latina, partilha a gestão do espaço com os sócios do grupo Confraria do Sushi - Viviane Leote, Jorge Leote e Marcelo Meira.

Honrando os valores que o guiaram até hoje – hospitalidade, serviço, qualidade e requinte da confeção - o Vela Latina prepara ainda a abertura de duas esplanadas para o verão de 2019, em pleno funcionamento com o bar de cocktails exterior do Nikkei, e a reconversão do Vella Caffé.

Moderno, jovem e com foco no futuro, o Vela Latina apresenta-se, definitivamente, como um dos melhores espaços de restauração da zona ribeirinha de Lisboa.

Artigos relacionados...

Hugo Nascimento é o novo chef consultor do Convento do Seixo

Cozinha de emoção no restaurante Pecado, no Fundão

Schweppes apresentou novidades para 2019

Premium Mixers lançados na 6.ª edição do Lisbon Bar Show

Tsukiji de Paulo Morais já abriu em Belém

Os melhores sabores da cozinha asiática em Lisboa

O brunch perfeito para o Dia da Mãe

Farol Hotel recebe na tarde de domingo

Restaurantes que “escondem” adegas

À descoberta das caves mais exclusivas

Os Mais Vistos

Lifestyle

Nova versão atinge 325 km/h, e faz 2,9 segundo dos 0 a 100 km/h

Beleza

Rose Water Mist para equilibrar e hidratar

F Luxury no Instagram