PUB
                             
Gourmet - 26.07.2019

 

Em pleno centro histórico do Porto, o restaurante DOP está aberto para proporcionar experiências gastronómicas inesquecíveis, com incursões por alguns clássicos da cozinha portuguesa, recriados pelas mãos do chef Rui Paula.

Em ambiente descontraído, calmo e informal, dentro da elegante sala ou na esplanada, o DOP convida a surpreender pelas sugestões que apresenta, cheias de originalidade. Fomos convidados a experienciar este singular restaurante, pensado para funcionar como um espaço de bom gosto, cosmopolita e, ao mesmo tempo, familiar, gerador de degustações gastronómicas exaltantes.

Integrado no Palácio das Artes-Fábrica de Talentos, também ele um edifício de cariz histórico que já serviu de alpendre ao antigo Convento de S. Domingos e de sede a prestigiadas entidades financeiras, como o Banco de Lisboa (atual Banco de Portugal) ou a Companhia de Seguros Douro, o conceito do edifício encaixa na perfeição neste projeto de Rui Paula, que entende a gastronomia como um domínio de criação com uma forte componente cultural.

Com um serviço dedicado e envolvente, o restaurante DOP está dividido em dois pisos. Embora o espaço seja amplo, as mesas estão protegidas por pequenas paredes-tampão para uma maior privacidade. É um conceito que permite juntar pequenos grupos em espaços próprios e mais recatados.

As sugestões da carta são fluídas e incluem uma grande variedade de peixes e mariscos, bem como carnes mais tradicionais, sopas e massas. Destacam-se, ainda, os produtos regionais e da terra como os frutos – frescos e secos – queijos e saladas. Para além dos pratos à la carte, as propostas do chef Rui Paula incluem dois menus de degustação – “Memória” e “Mar” – com uma perfeita harmonização de vinhos, para além do menu Executivo, servido apenas ao almoço, de terça a sexta-feira.

Dotado de uma cozinha dinâmica, cheia de criatividade, cada prato apela aos sentidos e as memórias reinventam-se nos sabores mais genuínos. Num jantar, tivemos a oportunidade de viver a experiência do menu “Memória”, onde se sentiu uma criteriosa seleção de produtos de qualidade contida numa cozinha sensorial, com a simplicidade a primar como o último patamar de sofisticação.

Artigos relacionados...

Fendi Caffe abre portas aos fashion foodies

Aposta em espaço exclusivo para o verão

Restaurante Saudade distinguido com prémio “Luxury Resort Restaurant”

Espaço integrado no Aldeamento Turístico Dunas Douradas Beach Club, em Almancil

Hotel Vila Valverde organiza jantar com quatro chefs

Uma experiência exclusiva que inclui oito momentos

A alma portuguesa do restaurante Digby

Design e sabor na cozinha do Torel Avantgarde

A excelência do restaurante DOP do chef Rui Paula

A cozinha de memórias com sotaque nortenhno

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça um espaço especial no The Vintage Hotel & Spa

Beleza

Os dourados que marcam o verão

F Luxury no Instagram