PUB
                             
Gourmet - 29.10.2019

No passado dia 23, no Jantar de Outono Dom Vicente, foram apresentados cinco vinhos que vão agora entrar no mercado e dois novos vinhos que só irão chegar mais para o final do ano. De entre alguns convidados e imprensa, a F Luxury também marcou presença na Sala Renascença do Pestana Palace Hotel.

António Vicente Marques, natural da região do Dão, foi o anfitrião. E os vinhos Dom Vicente ali apresentados são reflexo da sua personalidade inconformada e perfecionista, e do solo onde crescem as videiras, num ambiente de uma agricultura sustentável.

«Onde hoje temos a vinha, antes havia mato quase impenetrável», afirma António Vicente Marques quando apresenta a Quinta Dom Vicente, o projeto que é uma homenagem ao avô Vicente e à sua região de origem, cada vez mais desertificada e fustigada pelos incêndios e pela plantação de eucaliptos. O projeto Dom Vicente localiza-se na freguesia de Oliveira do Conde, Carregal do Sal, onde, ao longo dos últimos anos, tem sido desenvolvido o esforço de juntar cerca de 90 hectares, dos quais 42 se encontram ocupados com vinha.

À primeira vinha plantada junta-se uma floresta antiga, essencialmente de carvalho, e mais 3 hectares com oliveiras centenárias replantadas num alinhamento perfeito. A Quinta conta, atualmente, com mais de 70 ovelhas, a pensar numa queijaria dedicada ao queijo da Serra da Estrela DOP, e possui 80 colmeias, cuja intenção é multiplicar até às 200 para reequilibrar o ecossistema e extrair mel. Ao mesmo tempo, o projeto avança no Algarve, onde os filhos mais novos têm raízes pelo lado materno, com uma quinta com 12 hectares, dos quais 10,5 de vinha, voltada para o mar, na zona de Tavira, a que poderão juntar mais 8 brevemente. O objetivo é lançar os primeiros vinhos do Algarve no início do próximo ano.

Quanto ao jantar, perfeitamente emparelhados com o cardápio, de onde se destacaram a ostra com lima acompanhada com arroz de bivalves e coentros e o pregado em filete com crosta de ervas sobre puré de inhame salada de espargos verdes, foram provados os seguintes vinhos que vão já entrar no mercado: Dom Vicente Encruzado ‘Unoaked’ 2018; Dom Vicente Malvasia Fina Reserva 2018; Dom Vicente Grande Reserva 2017, elaborado com as castas encruzado e malvasia fina; e dois outros que chegarão no final do ano: Dom Vicente Touriga Nacional 2017 e Dom Vicente Tinto Vinhas Velhas 2017.

No cocktail que antecedeu o jantar, foram ainda degustados outros dois vinhos prontos para irem para o mercado: Dom Vicente Branco Field Blend 2018, elaborado com um blend das castas encruzado, malvasia-fina, bical, arinto; e Dom Vicente Rosé 2018, elaborado com as castas touriga nacional e tinta roriz.

Artigos relacionados...

Celebre o amor no Tivoli Palácio de Seteais

Com um jantar romântico sintrense e palaciano

Bares do mundo

Os espaços mais emblemáticos

Avenew Lounge Drink & Bar

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour

Gourmet & Fashion

O melhor dos dois mundos

Os Mais Vistos

Lifestyle

Um modelo limitado a apenas 15 unidades em exclusivo para o mercado chinês

Lifestyle

Programas para partilhar a dois