PUB
                             
Gourmet - 01.11.2019

A época mais mágica do ano ganha um encanto especial no Tivoli Avenida Liberdade. Sendo escolha crescente entre portugueses e estrangeiros para passar o Natal e a passagem de ano em Lisboa, a unidade preparou uma celebração gastronómica dedicada a esta altura do ano, e a F Luxury foi convidada a conhecer as novidades dos menus para esta quadra.

E, tal como o Natal é feito de partilha, todo o cardápio foi desenhado tendo esse conceito em conta. Para partilhar com família ou amigos e desenvolvido pela equipa do chefpreneur Olivier da Costa, o menu leva para a mesa do Seen uma série de pratos especialmente concebidos para as noites de 24 e de 31 de dezembro. A Cervejaria Liberdade, no piso térreo, também criou menus especiais para ambas as noites.

 

Seen

Para quem procura passar o seu jantar de consoada com uma vista luminosa da cidade de Lisboa, este espaço cosmopolita, no último andar do Tivoli Avenida Liberdade, apresenta uma experiência gastronómica que inicia com caviar e salmão fumado, marinado com nata azeda e com os seus principais acompanhamentos para compartilhar. O bacalhau e o cabrito, tão caraterísticos da época, também marcam aqui presença, porém confecionados de modo bem menos tradicional. O black cod, antes de tudo, não é bacalhau preto. Na verdade, nem pertence à família do bacalhau. Delicioso e único, também conhecido como sablefish e butterfish, é um peixe gourmet de sabor rico e amanteigado, e textura delicada e sedosa, que vem acompanhado de puré de aipo e maçã verde, farofa de broa, ervilha torta e cherry confitado, enquanto o cabrito no forno surge combinado com chipolata de castanhas, chalota e cogumelos. A sobremesa, por seu turno, também faz jus à quadra, com tarte cremosa de requeijão, sorvete de abóbora, crocante bolo-rei, recheio de azevia e fios de ovos.

Para o réveillon, o SEEN by Olivier oferece igualmente uma experiência gastronómica tal como no Natal, com pratos diferentes para partilhar. Como entrada, temos o taco de caranguejo-real, os carpaccios de polvo e de novilho e uma seleção de nigiris. Já como pratos principais, são servidos o pregado gratinado e o demoniac steak numa cama de legumes, com puré trufado. Para terminar, a sugestão é soufflé de doce de leite com sorvete de goiaba.

Ambos os menus apresentam um pairing de vinhos para acompanhar o jantar, bem como outras bebidas, incluindo as não alcoólicas. Ainda no Seen, dois drinks são apresentados como sugestão especial pelo seu bartender Lucas Jaques: Moscow Mule e Mimosa com ananás dos Açores.

 

Cervejaria Liberdade

Num outro registo, mas não menos interessante, a Cervejaria Liberdade também apresenta uma oferta gastronómica especialmente desenhada pelo chef Miguel Silva para a ocasião. Para o jantar da noite de Natal, a empada de leitão, torresmo e laranja dá as boas-vindas a uma refeição que prossegue com bacalhau assado com legumes da consoada para manter a tradição. O jantar culmina com a árvore de natal Tivoli com cremoso de chocolate de leite 40 %, biscuit fofo de avelã, marmelada de citrinos e sorvete de tangerina. Este menu pode ser acompanhado por uma variedade de vinhos ímpar, com especial enfoque nos brancos e champanhes, sem esquecer uma cuidada seleção de cervejas – artesanais, nacionais e internacionais, como apanágio de qualquer cervejaria.

Para o serão de fim de ano, a Cervejaria Liberdade sugere uma combinação de sabores da terra e do mar. Caranguejo-real, pera-abacate, maionese de citrinos e maçã de entrada, para começar. Segue-se o robalo assado, xerém de caldeirada e carabineiro e, como prato de carne, lombo de novilho maturado com isca de pato e batata anna, espargos e jus de vitela. O repasto chega ao fim com uma amêndoa cremosa, mousse de chocolate belga gold, compota, sorvete de maracujá e biscuit de amêndoa. Para terminar e acompanhar o café, esfera de expresso e ginja de Óbidos. Para além de todas estas sugestões, a carta habitual continua disponível.

 

Salão Tivoli

Mas se a intenção for de fazer festa, a passagem de ano tem também pode ser passada no Salão Tivoli, bem próximo da Cervejaria Liberdade. Ali, pode degustar um buffet com variedade de ostras e a sua guarnição ou o rosbife de novilho com molho virgem. Também estão à disposição a tranche de robalo, legumes glaceados e molhos de crustáceos, ravióis de queijo chévre, cebola caramelizada e molho parmesão. As sobremesas são mais do que muitas, tais como parfait caramelia e flor de sal, tarte de yuzu merengada, cubo torta de laranja do Algarve, opera de pistacho e morango, Bolo cremoso de avelã e chocolate belga, panacota de framboesas frescas, bolo-rei, sonhos, para além de uma seleção de queijos portugueses e variedade de uvas, figos secos, sultanas e nozes. Saborosas opções para acompanhar a contagem decrescente para o ano de 2020.

 

Bem sabemos que o Natal e a passagem do ano são momentos verdadeiramente especiais para serem desfrutados em família ou com amigos, mas, e graças ao Tivoli Avenida Liberdade, tais noites podem ser vividas num ambiente requintado e com o extraordinário savoir-faire e arte de bem receber que caraterizaram esta unidade hoteleira de excelência.

Artigos relacionados...

Bares do mundo

Os espaços mais emblemáticos

Avenew Lounge Drink & Bar

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour

Gourmet & Fashion

O melhor dos dois mundos

Glúten – a intolerância alimentar do momento

Os restaurantes lisboetas gluten free

Os Mais Vistos

Lifestyle

Um modelo limitado a apenas 15 unidades em exclusivo para o mercado chinês

Gourmet

Lisboa tem uma nova forma de viver a happy hour