PUB
                             
Lifestyle - 15.03.2019

Neste cantinho à beira-mar plantado, desenhado em retângulo pelas intrépidas mãos dos nossos antepassados, mil anos de história brotam em lugares de intemporal beleza e elegância. A rede hoteleira das Pousadas de Portugal selecionou sete desses locais únicos e exclusivos, estendidos de norte a sul do país, devolvendo-os à memória coletiva, e abrindo as suas portas para experiências gastronómicas (ou outras) inesquecíveis. O novo programa Pousadas Authentic Venues transporta-o pelos corredores do tempo, oferecendo-lhe um serviço de qualidade, seleto e diversificado, que une o melhor do passado e do presente. Comece a viagem com a F Luxury.

  1. Pousada Mosteiro de Guimarães – Salão Nobre

Construído no século XII, por ordem de D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques e primeira rainha de Portugal, o Mosteiro de Guimarães, repousado numa encosta secular, destaca-se à vista desde a bela cidade-berço. Dos seus múltiplos balcões e varandas, o olhar do visitante estende-se por vales povoados por uma atmosfera mística, onde a presença do espírito dos nossos antepassados, fundadores da nação, não deixam de se fazer sentir. O edifício – Prémio Nacional de Arquitetura, em 1985 – situa-se perto do centro histórico de Guimarães (classificado como Património da Humanidade), e é o cenário ideal para quem gosta de percorrer os corredores da história, conhecer as lendas e os heróis do país, sem nunca abdicar do conforto e da qualidade de um hotel de luxo. O Pousadas Authentic Venues abre as portas do Salão Nobre do mosteiro, um espaço perfeito para a realização de eventos únicos, onde a gastronomia típica da região, com destaque para a excelente carta de vinhos da unidade, convida à permanência.

  1. Pousada de Viseu – Wine Lounge

A Pousada de Viseu tem um segredo bem guardado: o Wine Lounge, a zona da garrafeira, é o lugar ideal para uma experiência gastronómica intimista e inesquecível. A sala, com lotação para 35 pessoas, respeita o tema vínico, e inspira o corpo e a mente do viajante. Seja para surpreender quem mais gosta, ou para partilhar momentos reconfortantes com a família e os amigos, este extraordinário Wine Lounge permite-lhe degustar o melhor que a gastronomia da região tem para oferecer, com destaque para os conceituados vinhos do Dão, usufruindo de um ambiente confortável e de luxo. Antigo Hospital de S. Teotónio, construído a partir de 1793, a Pousada de Viseu, próxima do centro da cidade, descerrou as suas portas em 2009, na sequência de um projeto de recuperação da autoria de Gonçalo Byrne. Para além do exclusivo Wine Lounge, o espaço inclui ainda o bar Grão Vasco, para refeições leves, e os restaurantes Dão Lafões e O Viriato, que oferecem o melhor dos sabores regionais da Beira, onde se inclui a doçaria local.

  1. Pousada Palácio de Queluz – Teatrinho D. Maria

No Palácio de Queluz, nascido da opulência oitocentista, desvendamos um espaço encantador e cénico, habitualmente encerrado aos olhares mais curiosos do público: o Teatrinho D. Maria. Mandado construir pela rainha D. Maria I, abriu as portas a 17 de dezembro de 1788, data de aniversário da monarca, oferecendo à família real, no decorrer dos séculos seguintes, momentos de encantador divertimento e lazer. Na época, conta a história que os ciúmes incontroláveis de D. Maria I excluíram do palco todas as mulheres, só sendo permitido representar a homens, mesmo que interpretando papéis femininos. Atualmente, o teatrinho, disponível sem preconceitos, e com capacidade para trinta pessoas, é um exemplo de beleza e elegância discretas, revelando-se aos olhos do visitante como que se de uma casinha de bonecas se tratasse. Com um pequeno palco, cortinas beges e um varandim dourado, o Teatrinho D. Maria promete recebê-lo para uma ocasião especial, seja para um jantar especial, ou outra iniciativa à escolha.

  1. Pousada Castelo de Palmela – Páteo do Pessegueiro

Damos um salto no tempo e regressamos ao antigo poiso da Ordem de Santiago. É no interior do Castelo de Palmela, no alto de uma imponente colina, com vista para o mar, para o Parque Natural da Serra da Arrábida e para as vinhas de algumas das adegas mais conhecidas do país (como as das casas Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca ou Bacalhôa), que se nos oferece um espaço deslumbrante e versátil. O segredo é agora desvendado: o Páteo do Pessegueiro, guardado no interior do castelo, revela-se o local ideal para um final de tarde inolvidável, rejeitando a rotina, onde se pode usufruir de um jantar, ou uma festa, enquanto se desfruta da paisagem singular. O ambiente perfeito para um serão apaixonante, que convida a prolongar o momento pela noite adentro. Com capacidade para 30 pessoas, o destaque gastronómico vai para a típica sopa caramela (uma vigorosa junção de batata, repolho, enchidos, feijão e cenoura) e para a empada de perdiz ou o caldo de caça com farófias de agrião e perna de porco assada.

  1. Pousada Castelo de Estremoz – Sala D. Maria da Torre de Menagem

O romantismo da Pousada Castelo de Estremoz – o castelo que D. Dinis mandou erguer para a Rainha Santa Isabel –, não deixa ninguém indiferente. Os quartos mantêm uma decoração clássica, com camas de dossel, a que se juntam, naturalmente, os confortos próprios da nossa época. A imponente Torre de Menagem é agora um espaço ao dispor dos visitantes, aberta para refeições privadas para grupos até doze pessoas e com três menus à disposição: um com a tradicional sopa de tomate com enchidos e ovo escalfado e bacalhau dourado, outro com caldo de perdiz e hortelã e lombinho de porco preto com guisadinho de favas e um terceiro com estaladiço de queijo de Serpa e borrego no forno. Do alto da torre, construída no século XIII, com vinte e sete metros de altura, poderá usufruir de uma vista deslumbrante sobre a relaxante planície alentejana. Destacando-se pela sua magnífica estrutura, feita maioritariamente de mármore branco, a torre possui ainda um terraço onde é possível desfrutar de uma refeição ou apenas usufruir de um momento de confraternização junto dos seus amigos e família.

  1. Pousada Convento de Évora – Master Suite D. João V

A Pousada Convento de Évora reserva um espaço especial para todos os apaixonados. Ao abrir as janelas do seu quarto, deparar-se-á imediatamente com o mais conhecido monumento da cidade: o Templo de Diana. Évora, cidade-museu, Património da Humanidade, com a sua Catedral Gótica e a famosa Praça do Giraldo, tem agora (ainda) mais para oferecer. Ninguém ficará indiferente ao encanto da Suite D. João V, ideal para uma noite verdadeiramente especial e romântica. Seja no dia de S. Valentim, para um pedido de casamento, ou simplesmente uma data especial, este quarto é o espaço perfeito para momentos marcantes e inesquecíveis. A suite encontra-se integrada no convento, originário do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1922. O espaço, decorado com frescos coloridos e mobiliário delicado (e no qual até custa sentar, de tão bonito que é) destaca-se pelos detalhes históricos de inspiração intemporal, envolvendo os visitantes num verdadeiro conto de fadas.

  1. Pousada Palácio de Estoi – Salão Nobre

Influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó, bem ao estilo de Luís XV, o Salão Nobre da Pousada Palácio de Estoi, transporta-o no tempo, até uma época feita de cenários luxuriantes e extravagantes. O espaço, inserido no palácio com um jardim de traçado barroco, recortado a régua e esquadro, único e exclusivo na região do Algarve, exalta requinte, graças à sua ornamentação interior de estilos renascentista e barroco – os embutidos de madeira nos tetos, a contrastar com quartos modernos e linhas clássicas, dá um toque especial ao local. Situada a apenas dez quilómetros de Faro, a Pousada Palácio de Estoi é um pequeno hotel de luxo, pensado para proporcionar momentos inolvidáveis. O seu Salão Nobre, agora disponível no Pousadas Authentic Venues, permite experienciar o prazer de relaxar na plenitude. A gastronomia, tipicamente algarvia, à base do mar ali tão próximo, é, naturalmente, a principal protagonista. Aproveite ainda para mergulhar no duche tropical ou na piscina interior aquecida.

Artigos relacionados...

Aniversário da F Luxury festejado no Fortaleza do Guincho

Equipa reunida no pequeno-almoço do 4.º aniversário

F Luxury TV dá as boas-vindas ao futuro

Canal na plataforma Youtube alarga oferta de conteúdos

Glen Hague expõe em Cascais

“Art on the rocks” patente no Farol Hotel até 5 de maio

Bungalows de sonho na Reserva Bawah

Fuga a dois romântica, bela e tranquila

O comboio mais luxuoso da América do Sul

Viaje pelo mágico e inesquecível Peru

Os Mais Vistos

Lifestyle

Os segredos mais bem guardados

Lifestyle

O automóvel mais caro de sempre dá-se a conhecer

F Luxury no Instagram