PUB
                             
Lifestyle - 18.06.2019

Longe das habituais rotas turísticas, há muitas cidades para explorar e lugares que provavelmente nunca pensou conhecer. As razões que motivam uma viagem mudaram. Hoje, já não queremos viajar apenas para destinos tropicais durante os meses quentes. Viajamos para esquiar nas montanhas mais altas da Europa, para explorar pequenas cidades, afastadas da confusão dos grandes centros urbanos, ou, simplesmente, para comer bem e descobrir os sabores do mundo. Identificámos as principais tendências em viagens para 2019 e indicamos-lhe os novos destinos que deve incluir na sua bucket list.

 

Small towns

É uma das maiores tendências do momento. Os viajantes são cada vez mais atraídos pelo que ainda é desconhecido ou “invisível” e, embora as grandes metrópoles, como Nova Iorque, Tóquio ou Sydney, continuem a receber milhões de turistas todos os anos, a verdade é que há cada vez mais interesse em explorar cidades pequenas e pouco conhecidas. Uma das razões poderá ser, precisamente, o excesso de turismo que existe atualmente nas cidades mais populares a nível mundial. Identificar o melhor local para desfrutar de um período de férias em genuína tranquilidade é, hoje em dia, um dos luxos mais desejados.

ONDE IR: Manarola (Itália)

É uma das cidades de Cinque Terre, as “cinco terras” encravadas na costa italiana da Liguria. Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare são os nomes das restantes localidades. Esta é uma região muito especial, envolta numa paisagem natural que parece saída de um filme: um mar feito de um azul estonteante e colinas “adornadas” por dezenas de casas coloridas. Manarola é uma encantadora vila de pescadores, famosa pelo seu vinho fabuloso, o Sciacchetrà, e as pinturas de Antonio Discovolors, um artista que se apaixonou pela região e que decidiu dedicar-lhe grande parte das suas obras. Aqui, não há trânsito, nem carros. Se quiser explorar o centro da vila terá de estacionar fora da cidade e, depois, entrar num autocarro ou caminhar e explorar as suas ruas pitorescas a pé.

Outras sugestões: Portree, na Escócia; ou Colmar, em França.

 

Foodie tours

As viagens “gastronómicas” não serão exatamente uma novidade durante este ano, até porque já dominaram as tendências de viagens em 2018. No entanto, vão continuar a ser uma das principais preferências dos viajantes na hora de escolherem um destino de férias. Difícil vai ser conseguir decidir apenas um local. Atualmente, quase todas as grandes cidades oferecem, pelo menos, um foodie tour. Esta é a opção ideal para os amantes da “boa comida” descobrirem as melhores iguarias da sua cidade favorita.

ONDE IR: Cidade do México

Uma viagem ao México nunca poderia estar completa, sem um tour pelos intensos sabores locais. O Club Tengo Hambre (clubtengohambre.com) proporciona um roteiro gastronómico muito especial, onde somos acompanhados por um guia local que nos leva a provar as melhores iguarias da cozinha mexicana, em diferentes ambientes e contextos. Os programas incluem visitas aos mercados locais mais icónicos da Cidade do México ou viagens mais exclusivas, incluindo o famoso Valle de Guadalupe, onde se produzem os melhores vinhos da região da Baixa Califórnia. 

Outras sugestões: “Walks of Italy”, em Itália (walksofitaly.com); e “Eating Algarve Food Tours”, no Algarve, Portugal (eatingalgarvetours.com).

 

Winter resorts

Sky, snowboard e montanhismo são algumas das atrações que levam cada vez mais viajantes de todo o mundo aos países mais frios do globo. A par das magníficas e deslumbrantes paisagens montanhosas, que entre dezembro e fevereiro se cobrem de neve, esta opção inclui um sem número de atividades e a promessa de uma injeção natural de adrenalina.

ONDE IR: Abisko (Suécia)

As paisagens únicas de Abisko são um “ponto obrigatório” numa visita ao norte da Suécia. É aqui que está situado o Parque Nacional de Abisko, com 75 quilómetros quadrados de montanhas íngremes que se estendem ao longo do pitoresco lago Torneträsk. Devido à sua localização, a cerca de 200 quilómetros do Círculo Polar, na fronteira com a Noruega, é lá que pode observar um fenómeno único no mundo: a aurora boreal, que atinge o pico da sua atividade cíclica a cada 11 anos, sendo que o último pico ocorreu no inverno de 2014. É também a partir da pequena localidade de Abisko que consegue avistar o Lapporten, o lendário portão de entrada para a região vizinha da Lapónia, que se tornou mundialmente conhecida por ser considerada a “casa do Pai Natal”.

Outras sugestões: Copenhaga, na Dinamarca, ou Bergen, na Noruega.

 

Green travels

Quando falamos de green travels, falamos de ecoturismo, mas também de viagens sustentáveis. A verdade é que há cada vez mais viajantes a procurarem como destino de férias refúgios inseridos em parques selvagens ou noutras áreas naturais, longe dos grandes centros urbanos. E se as características eco-friendly do local da estadia já eram importantes, agora há uma nova preocupação: o meio de deslocação usado na viagem também deve ser sustentável. Por essa razão, os viajantes também estão a optar, cada vez mais, por viajar de carro, comboio ou barco.

ONDE IR: África do Sul

Existem vários operadores turísticos com programas de viagens sustentáveis e destinos eco-friendly. A agência Baobab Travel (baobabtravel.com), sediada na África do Sul, abrange apenas destinos africanos, como o Quénia, Moçambique, Zâmbia e África do Sul, apresentando uma filosofia de viagem peculiar, onde os participantes são convidados a desacelerar e a viver uma experiência de viagem inspiradora, em contacto direto com a natureza e muito próximos das “raízes” locais. Por serem em África, estes destinos abrigam ecossistemas sensíveis e culturas indígenas únicas.

Outras sugestões: “Natural Discovery”, em Inglaterra e na Escócia (naturaldiscovery.co.uk); ou "Small World Journeys", na Austrália (smallworldjourneys.com.au).

Artigos relacionados...

Villa Hibiscus Beach House: o novo refúgio da Praia da Galé

Vila Vita Collection aumenta as suas ofertas

Entre o spa e as Aldeia Históricas de Portugal

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa propõe programa para relaxar no verão

Sky Bar by SEEN apresenta novo conceito

Espaço assinala dez anos a animar as noites de Lisboa

De Napa Valley às Maldivas

Os novos hotéis para férias de sonho

On the Road

Os cabriolés topo de gama para 2019

Os Mais Vistos

Lifestyle

Os cabriolés topo de gama para 2019

Lifestyle

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa propõe programa para relaxar no verão

F Luxury no Instagram