PUB
                             
Lifestyle - 21.06.2019

Com o seu primeiro híbrido plug-in, a Ferrari entra numa nova era da sua história quase centenária. O SF90 Stradale é apresentado como um superdesportivo extremo com mil cavalos de potência máxima e uma relação peso/potência impressionante de 1,57 kg/CV.

O downforce é de 390 kg a 250 quilómetros por hora, colocando este modelo no todo do seu segmento de supercarros. O SF90 Stradale tem um motor turbo de 90 graus em V8 capaz de fornecer 780 cv, a potência mais elevada de qualquer oito cilindros da Ferrari e para atingir os mil cavalos de potência vem outra novidade.

São 220 cavalos prestados por três motores elétricos, um colocado na traseira do SF90, designado por MGUK, devido à sua inspiração derivada da Fórmula 1. Este sofisticado sistema de motorização/transmissão não se torna complicado para o condutor, que tem simplesmente de selecionar um dos quatro modos de energia e, de seguida, concentrar-se apenas na condução. O restante é feito pela unidade lógica do carro, que gere o fluxo de energia do V8, o sistema elétrico, baterias e motores elétricos.

Mas este SF90 Stradale também é o primeiro carro desportivo da Ferrari a ser equipado com tração às quatro rodas, um passo absolutamente necessário para permitir que o incrível poder de tração da motorização híbrida seja totalmente explorado.

O carro estabelece novos objetivos para um arranque de hyper carro: 2,5 segundos para passar dos zero aos 100 km/h e 6,7 segundos dos 0 aos 200 km/h.

Os engenheiros da Ferrari conseguiram ampliar ainda mais o espectro de controles dinâmicos introduzindo um eixo dianteiro totalmente elétrico, conhecido como RAC-e (configuração eletrónica de curva). Além de fornecer exclusivamente propulsão em acionamento elétrico, os dois motores controlam independentemente o torque fornecido às duas rodas, estendendo o conceito de vectorização de torque.

A introdução desta arquitetura híbrida foi um desafio no que diz respeito à gestão o peso adicional que foi resolvido por uma atenção obsessiva aos detalhes e à otimização geral de todo o carro.

O desenvolvimento de um carro híbrido deste tipo exigiu o desenvolvimento de uma série de soluções aerodinâmicas inovadoras. Particularmente notável é a inovadora Gurney, um sistema ativo patenteado localizado na parte traseira do carro, que regula o fluxo de ar sobre a parte superior do corpo, reduzindo arrasto a altas velocidades com cargas dinâmicas laterais baixas e aumento da força descendente em curvas, travagem e durante as mudanças de direção.

Artigos relacionados...

Villa Hibiscus Beach House: o novo refúgio da Praia da Galé

Vila Vita Collection aumenta as suas ofertas

Entre o spa e as Aldeia Históricas de Portugal

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa propõe programa para relaxar no verão

Sky Bar by SEEN apresenta novo conceito

Espaço assinala dez anos a animar as noites de Lisboa

De Napa Valley às Maldivas

Os novos hotéis para férias de sonho

On the Road

Os cabriolés topo de gama para 2019

Os Mais Vistos

Lifestyle

Os cabriolés topo de gama para 2019

Lifestyle

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa propõe programa para relaxar no verão

F Luxury no Instagram