PUB
                             
Lifestyle - 06.08.2019

O Brasil não é apenas sinónimo de samba e futebol… por outro lado, os hotéis sustentáveis são uma realidade cada vez mais premente, merecendo a preferência dos consumidores. A importância da sustentabilidade na altura de selecionar onde fazer turismo é agora maior – oito em cada dez viajantes acredita que é preciso pensar mais nos aspetos ecológicos dos hotéis, aquando da escolha de um destino. Para demonstrar que viajar de forma sustentável no país irmão é possível, sugerimos uma lista de seis hotéis ecológicos de luxo no Brasil.

 

Botanique Hotel & Spa
Por entre a densa mata atlântica, as suas instalações incorporam pedras naturais do ecossistema local. O terraço e salão externos utilizam a sombra de toldos naturais e o seu spa proporciona tratamentos originais, baseados na biodiversidade local. O Botanique incorpora o conceito aprés-luxe, que consciencializa os impactos ambientais do hotel e na comunidade envolvente. Localizado na serra da Mantiqueira, no vale dos Mellos, em São Paulo, o hotel possui apenas 17 quartos, procurando não corromper a fauna e flora circundantes. O menu do seu restaurante utiliza e favorece os produtos locais.

 

Cristalino Lodge
Localizado no coração de uma reserva de mais de 10 mil hectares, no sul da Amazónia, os quartos e bungalows do Cristalino Lodge unem conforto e sustentabilidade. Posicionados às margens do rio Cristalino, todos estes espaços são abastecidos por energia solar. Os hóspedes deste eco resort têm à sua disposição diversas atividades, desde banhos de rio e passeios na floresta com guias privativos, a jantares à luz das velas, onde se pode aproveitar a exclusiva adega do hotel. O Cristalino Lodge foi nomeado como um dos 25 melhores eco lodges do mundo pela “National Geographic Traveler” e é membro da Brazilian Luxury Travel Association.

 

Txai Resort Itacaré
Cuidar do planeta é sempre bom, mas passar ensinamentos sobre o mesmo é ainda melhor. Por isso, os hóspedes do Txai Resort Itacaré recebem palestras ministradas pela equipa do Instituto Companheiros do Txai, para ficarem a par de assuntos como reciclagem, compostagem, tratamento de água e também biodiversidade. Vale também a pena procurar pelo projeto Txaitaruga que, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz e com o Projeto TAMAR, promovem a adoção de ninhos de tartarugas por parte dos hóspedes, que recebem um certificado de adoção detalhado sobre os seus novos afilhados.

 

Lapinha Spa
Este spa apresenta avançados tratamentos de estética e saúde, com equipamentos de alta tecnologia. Os chuveiros, os ambientes e até mesmo as piscinas são aquecidos através de uma caldeira de matéria-prima reflorestada, com zero emissão de carbono. A horta orgânica, própria do hotel, abastece o restaurante, que oferece uma gastronomia ovo-lacto-vegetariana. Além disso, o Lapinha possui um sistema de reutilização de água e um projeto de reflorestamento ao longo dos seus 550 hectares. Localizado no Paraná, o Lapinha Spa, foi eleito em 2016 um dos melhores spas do mundo pelo World Spa & Wellness Awards. A maioria dos diversos prémios que este hotel recebeu giram em torno do seu foco na saúde dos hóspedes.

 

Vila Naiá
Considerado um lugar perfeito pelo designer de moda brasileiro Alexandre Herchcovitch, o paisagismo deste hotel é feito completamente de plantas nativas para que o seu impacto no ecossistema local seja o menor possível. Os hóspedes do Vila Naiá podem visitar o Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental do hotel, um espaço com trilhas ecológicas e viveiros com mudas de espécies nativas. Este hotel faz parte da reserva extrativista marinha de Corumbau, na Bahia. O seu restaurante é abastecido por pescadores locais e uma horta orgânica própria, e conta com uma adega de vinhos oriundos do mundo inteiro.

 

Kenoa Beach Spa & Resort
Situado na Barra de São Miguel, em Maceió, aqui é possível desfrutar de um mar caribenho com a consciência tranquila. O Kenoa Resort para além de ser lindíssimo, é 100 por cento ecológico: toda a mata nativa retirada para a construção do resort foi reaproveitada no paisagismo do mesmo, a madeira é de reflorestamento e a energia é poupada graças à utilização de painéis solares.

Artigos relacionados...

Fortaleza do Guincho propõe uma estadia inesquecível

Package Gourmet garante experiência de alojamento e gastronomia num local único

O maior jardim de Paris vai nascer junto à Torre Eiffel

O monumento é uma das zonas mais visitadas da capital francesa

As novidades da Small Luxury Hotels of the World para este verão

Grupo hoteleiro de luxo aumenta o seu portefólio na Europa e Ásia

V Rooftop Bar e Lounge: um autêntico oásis urbano

Conheça um espaço especial no The Vintage Hotel & Spa

Summer Party do Armação Beach Club marca o verão algarvio

Festa no próximo dia 22 faz parte de um vasto programa de férias

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça um espaço especial no The Vintage Hotel & Spa

Beleza

Os dourados que marcam o verão

F Luxury no Instagram