PUB
                             
Lifestyle - 01.11.2019

O Porto anda nas bocas do mundo! E não é por acaso. Nos últimos anos, a cidade somou prémios internacionais de turismo e, sobretudo, a curiosidade de quem a deseja visitar. Eleita, por três vezes, como European Best Destination, a bela Invicta – como é conhecida – abriu-se para o mundo, sem nunca abdicar da sua autenticidade. Propomos-lhe um roteiro recheado de novidades, com espaço para os “clássicos”.

O nome dado ao Porto, cidade histórica, foi influenciado pelo nome do próprio país, outrora conhecido como Cale. Há muitos séculos, os romanos, chegados à Península Ibérica, acrescentaram um importante porto naquela que, à época, era apenas uma pequena e tranquila aldeia de origem celta. A localidade passou a ser conhecida como Porto Cale, ou Portus Cale, nome que, mais tarde, derivou para a designação Portugal – tornando-se o Porto, numa das cidades mais encantadoras do país. O seu ambiente é deveras ímpar e especial, seja pela sua “decadência” tão atrativa ou, simplesmente, pelo peculiar ritmo da sua vida e das suas gentes. Os seus bairros elegantes e as quintas senhoriais, que ainda resistem, contrastam com o tracejado de quarteirões ribeirinhos, situados à beira do Douro, que a UNESCO já classificou como Património da Humanidade.

Uma das melhores formas de conhecer o Porto é passeando a pé pelo labirinto de ruas estreitas e casas antigas, repletas de um passado nostálgico. Existem lugares emblemáticos e imperdíveis, como a Torre dos Clérigos, os Jardins do Palácio de Cristal, a ancestral Livraria Lello ou a histórica Igreja do Carmo e a Capela das Almas. Mas há ainda muito mais: na margem sul do rio, já em Vila Nova de Gaia, não se pode deixar de degustar o célebre vinho do Porto, um néctar rico e fortificado, que amadurece nas vastas adegas alinhadas ao longo das suas margens.



ONDE PASSEAR E COMPRAR

Os jardins do Palácio de Cristal são perfeitos para descomprimir do rebuliço citadino. Datados do século XIX, estes jardins verdes são dos mais bonitos da Invicta, pois, além da sua bem cuidada vegetação, possuem ainda uma das vistas mais belas sobre o rio. Já o Jardim do Passeio das Virtudes é o melhor local para quem quiser apreciar o pôr-do-sol, combinando com uma paisagem maravilhosa, de um Douro mais alaranjado. Na época do tempo quente, o espaço torna-se numa espécie de esplanada, ideal para se tomar uma bebida refrescante. Já a Fundação de Serralves, para além do seu acervo cultural, com exposições permanentes e temporárias, merece igualmente uma visita demorada, para se apreciar os seus grandiosos jardins.

Recentemente, o Porto conquistou o estatuto de destino turístico preferencial, na Europa Ocidental, tornando-se sinónimo de cidade fascinante e vibrante. A Casa da Música, com o seu design invulgar (traço do arquiteto Rem Koolhaas), ou os cafés da rua das Flores aproximam-se, cada vez mais, de uma imagem contemporânea e internacional, em detrimento do tradicional e conservador – tornando-se exemplos de uma linguagem nova e moderna com que a cidade procura estabelecer ligação com aqueles que a visitam, principalmente, oriundos do estrangeiro. De facto, o turismo tem-se revelado como o melhor incentivo para a revitalização urbana da cidade. A partir da Casa da Música, surge a Avenida da Boavista, a mais longa rua de compras do Porto, onde se concentram as lojas com maior pedigree, como, por exemplo, os ateliês de estilistas – Nuno Baltazar é um desses nomes. Ainda na rua das Flores, encontra a primeira joalharia Eugénio Campos, aberta no país. Com atendimento extremamente personalizado – pode, inclusive, personalizar certas peças, escolhendo a pedra que mais deseja –, a loja Eugénio Campos Jewels possui todas as coleções da marca, assim como os seus perfumes.

Para quem prefere design e criatividade, a zona compreendida entre as ruas da Cedofeita e Miguel Bombarda é um agregado do que de melhor pode encontrar. É o caso da Banema, situada no edifício da antiga Padaria Independente. Com um novo conceito, esta loja está dividida em duas: Banema Lab e Banema Studio. Nesta última, pode encontrar vários tipos de itens assinados por designers portugueses e estrangeiros, desde velas a candeeiros. No segundo piso, está localizada o Banema Lab, um espaço que acolhe o showroom da Banema, empresa de madeiras e derivados. Neste espaço, realizam-se também eventos, como exposições ou workshops.

No Palácio das Artes, bem no coração da cidade, a Castelbel possui casa própria. Esta empresa portuguesa especializada no fabrico de produtos perfumados de luxo, para a casa e para o corpo, merece sempre uma visita. Bem perto, e num outro registo, mora a Chocolataria Equador, uma loja onde se pode conjugar o chocolate com café superior e um bom vinho do Porto. A trufa de chocolate e maracujá com vinho do Porto branco ou a trufa de chocolate e framboesa com Porto Ruby, são alguns dos exemplos das possíveis combinações. Há ainda espaço para provas especiais, que incluem três vinhos e três chocolates. Na loja, podem ainda ser adquiridas as tabletes de chocolate, o cacau torrado ou o chocolate a granel.

Junto à Torre dos Clérigos, existe agora um espaço ajardinado, com um agradável café, para uma aprazível pausa em dias de calor. Mais abaixo, damos com o Passeio dos Clérigos, onde existem interessantes lojas, com um pouco de tudo. Deixando o Passeio para trás, deparamo-nos com várias lojas da multimarca Marques Soares, sobejamente conhecida na cidade, e, é claro, a centenária e incontornável Livraria Lello, uma das mais belas do mundo.

A Eleven Lab Concept, na rua do Ouro, é uma loja que vende peças de vestuário de várias marcas estrangeiras – algumas ainda com pouca expressão em Portugal –, para além de servir refeições. Segundo a proprietária, Joana Ferreira, tudo começou em Luanda, com a abertura de uma loja de roupa, depois de ter percorrido vários showrooms pela Europa, em busca de novas marcas para levar para Angola. Agora, utiliza o mesmo conceito no Porto, aliando à moda o serviço de comidas, onde propõe tostas com salmão fumado e queijo-creme, panquecas, ovos benedict ou rancheiros, hambúrgueres, smoothie bowls e tapiocas.

A uns escassos metros da Livraria Lello e ainda numa perspetiva de passeio, é imprescindível visitar as igrejas gémeas. Referimo-nos às igrejas do Carmo e dos Carmelitas, que foram edificadas de forma geminada, o que constitui uma raridade no quadro urbano nacional. Este magnífico conjunto, classificado como Monumento Nacional, desde 2013, vale mesmo uma visita. Com uma particularidade: embora as duas igrejas sejam, como se diz, siamesas, existe um edifício que as separa: a quase impercetível Casa Escondida, é o imóvel mais estreito da cidade.

 

ONDE COMER

No Porto, não se pense que a oferta gastronómica tradicional se limita às tradicionais francesinhas. O restaurante Almeja é uma excelente referência; sob a batuta do chef João Cura, o espaço, em jeito de casual fine dining, oferece propostas como arroz de bivalves da Ereira, com couve-flor, romanesco e lima ou pombo-torcaz, com pera e raiz de aipo. O ideal, porém, é deixar-se guiar pelas escolhas do chef, e optar pelo Tasting Menu (menu de degustação). Num outro registo, o DOP, localizado na zona da Ribeira, no edifício do Palácio das Artes, é um restaurante moderno e acolhedor. Liderado pelo chef Rui Paula, a cozinha deste espaço, em pleno centro histórico da cidade, promete experiências gastronómicas exaltantes, com destaque para pratos tradicionais, simultaneamente, inovadores. O Porto oferece inúmeros lugares incríveis para desfrutar de uma boa refeição, como acontece no Ikeda, com boas sugestões de cozinha japonesa e elegantemente decorado com origâmi.

Se, ainda assim, não quiser prescindir da mítica e inigualável francesinha, aconselhamos a cruzar o rio para ir ao encontro do local que serve a melhor de entre as melhores. Em Vila Nova de Gaia, encontramos o Café Offline, onde as francesinhas são servidas com um delicioso pedaço de carne de Lafões e um molho confecionado à base de cebola, alho, salsa, uísque, cerveja e vinho do Porto branco. Com tamanha riqueza de ingredientes, é impossível resistir a esta suculenta iguaria.

Uma vez na outra margem, não deixe de observar e admirar o painel da cidade do Porto, com a Ribeira em destaque, a partir do histórico Jardim do Morro, datado de 1907, recentemente requalificado – tornando-se ainda mais bonito e aprazível, e convidando a permanências prolongadas.

 

ONDE FICAR

Depois de tanto desbravar e conhecer, é necessário descansar. Propomos o novo cinco estrelas da cidade: o Le Monumental Palace Hotel, da cadeia hoteleira francesa Maison Albar, localizado em zona central, instalado num edífico histórico, datado de 1923, que se destaca pela sua fachada neogótica e os seus interiores art nouveau e art déco. À excelente oferta de estadia, junta-se o restaurante de alta cozinha Le Monument, do conceituado chef francês Julien Montbabut. Num outro registo, há ainda o singular Torel Avantgarde, um hotel de luxo localizado próximo ao Museu Nacional Soares dos Reis; trata-se de um boutique hotel de cinco estrelas, que usa a “arte” como tema central. De espírito inovador, o Torel Avantgarde é perfeito para quem procura tranquilidade e elegância, beneficiando de uma deslumbrante vista sobre o rio Douro.

Artigos relacionados...

The Oitavos obtém prémio “Hotel Experience of the Year”

Na cerimónia dos 20os. IAGTO Golf Travel Awards

Casa da Calçada Relais & Chateaux

Desfrute de um outono diferente com fantásticas condições

Fondation Louis Vuitton promove exposição sobre Charlotte Perriand

Paris recebe “Charlotte Perriand: Inventing a New World”

Réveillon no Hotel Verde Mar & SPA

Para iniciar o ano novo em grande!

Tivoli Carvoeiro Algarve Resort propõe Natal e réveillon especiais

“Uma Extraordinária Viagem Pelo Mundo” providencia animada experiência de luxo

Os Mais Vistos

Lifestyle

Paris recebe “Charlotte Perriand: Inventing a New World”

Lifestyle

Para iniciar o ano novo em grande!

F Luxury no Instagram

Para marcar o Baselworld 2019, a Cyrus Manufacture apresentou uma nova versão do seu relógio inovador, projetado para entusiastas da mecânica exclusiva de ponta: o Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon. Saiba mais no nosso site.

@cyruswatchesportugal 
@maison_simao 
@simaojewelry
O Natal chegou mais cedo à Estée Lauder, com propostas de presentes e coffrets especiais para a quadra. O lançamento natalício da marca é um dos destaques de compras de beleza de Natal. Saiba mais no nosso site. 
@esteelaudercompanies 
@esteelauder 
@lpmthehouseofpr
Desvendamos a segunda capa da nossa edição especial de Natal!

F is for… Friendship

É chegada mais uma altura de festas… e se o Natal é tempo de família, também é tempo de compartilhar os momentos especiais com os amigos, com todos aqueles que estão connosco, em todos os momentos da nossa vida. Esta é a época de fortalecer laços e comemorar tudo de bom que a data nos traz, mas não só: é também altura de começar a pensar nas resoluções para o novo ano que se aproxima. Por isso, destaco o fado. A palavra «fado» significa «destino». E este género musical português, conhecido em todo o mundo, volta a ser motivo de capa da F Luxury com a fadista Cuca Roseta. Na senda de Maria Severa, a sua voz é, inconfundivelmente, uma das mais aclamadas da nova geração do fado. Talentosa e dona de um estilo muito próprio, quer no palco, quer na vida pessoal, Cuca Roseta é uma verdadeira inspiração. Nestas páginas, marcadas por uma secção especial, dedicada a joias e a relógios, poderá apreciar as últimas tendências de joalharia feminina e masculina, bem como a nossa seleção de novidades do universo da alta relojoaria. Convido-o, ainda, a descobrir a riquíssima história da icónica Cartier, marca mundialmente conhecida como «o joalheiro dos reis». Para esta edição, apresentamos ainda uma segunda capa que conta com uma deslumbrante produção de beleza exclusiva Chanel, protagonizada pela atriz Isabela Valadeiro, brindando-o com peças-chave que assinalam as tendências de moda para 2020. Continuamos a celebrar, desta vez assinalando os mais significantes momentos nos 100 anos da Bentley. E se o final de ano convida sempre a umas curtas férias, embarque numa incursão pelos melhores bares ao redor do mundo ou numa original e exclusiva viagem pela Antártida. Na hora das doze badaladas que assinalam o começo do novo ano, inspire-se nos históricos cristais Baccarat e brinde a um 2020 recheado de brilho. Da minha parte e de toda a equipa da F Luxury, desejamos-lhe um excelente 2020! E que continue sempre na nossa companhia.

@fatimagalhaesr CEO
Produced by @focus.premium
F is for… Friendship

É chegada mais uma altura de festas… e se o Natal é tempo de família, também é tempo de compartilhar os momentos especiais com os amigos, com todos aqueles que estão connosco, em todos os momentos da nossa vida. Esta é a época de fortalecer laços e comemorar tudo de bom que a data nos traz, mas não só: é também altura de começar a pensar nas resoluções para o novo ano que se aproxima. Por isso, destaco o fado. A palavra «fado» significa «destino». E este género musical português, conhecido em todo o mundo, volta a ser motivo de capa da F Luxury com a fadista Cuca Roseta. Na senda de Maria Severa, a sua voz é, inconfundivelmente, uma das mais aclamadas da nova geração do fado. Talentosa e dona de um estilo muito próprio, quer no palco, quer na vida pessoal, Cuca Roseta é uma verdadeira inspiração. Nestas páginas, marcadas por uma secção especial, dedicada a joias e a relógios, poderá apreciar as últimas tendências de joalharia feminina e masculina, bem como a nossa seleção de novidades do universo da alta relojoaria. Convido-o, ainda, a descobrir a riquíssima história da icónica Cartier, marca mundialmente conhecida como «o joalheiro dos reis». Para esta edição, apresentamos ainda uma segunda capa que conta com uma deslumbrante produção de beleza exclusiva Chanel, protagonizada pela atriz Isabela Valadeiro, brindando-o com peças-chave que assinalam as tendências de moda para 2020. Continuamos a celebrar, desta vez assinalando os mais significantes momentos nos 100 anos da Bentley. E se o final de ano convida sempre a umas curtas férias, embarque numa incursão pelos melhores bares ao redor do mundo ou numa original e exclusiva viagem pela Antártida. Na hora das doze badaladas que assinalam o começo do novo ano, inspire-se nos históricos cristais Baccarat e brinde a um 2020 recheado de brilho. Da minha parte e de toda a equipa da F Luxury, desejamos-lhe um excelente 2020! E que continue sempre na nossa companhia.

@fatimagalhaesr CEO
Produced by @focus.premium
A Bentley apresentou o seu modelo mais eficiente de sempre, o Bentayga Hybrid. Conhecido como o "primeiro híbrido plug in de luxo". Conheça-o no nosso site.

@bentleylisboa @bentleymotors
O relógio ocupa o lugar da joia num homem, sendo a sua principal referência em termos de acessório. Proporcionando sofisticação e requinte, o homem atual procura cada vez mais transparecer a sua elegância e modernidade através deste singular objeto. Visite o nosso site e descubra a nossa seleção de luxuosos modelos de relógios.

@cartier 
@patekphilippe @davidrosasofficial 
@rolex 
@hublot @espiralrelojoaria 
@montblanc_pt