PUB
                             
Tendências / Desfiles - 13.03.2019

Sob o tema “Insight”, a edição da ModaLisboa 2019, que decorreu entre os dias 7 e 10 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, afirmou-se como uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda.

O primeiro dia do evento foi marcado pelos workshops, ministrados pelos jovens designers da plataforma Workstation, e pelas conferências Fast Talks, nas Carpintarias de São Lazaro. A partir do segundo dia, foram dadas a conhecer as primeiras tendências para o outono/inverno de 2019/2020. Num cenário a fazer lembrar uma arena, as propostas de conceituados designers “lutaram” pelas atenções da audiência, ao longo de três dias. A F Luxury esteve presente nos desfiles e apresenta, agora, as principais tendências para os dias mais frios do próximo semestre.

Seguindo as tendências já apresentadas em Nova Iorque, Milão e Paris, Valentim Quaresma transportou-nos para o futuro com a sua coleção “The Future is Now”, onde, através da manipulação de objetos obsoletos, criou acessórios únicos, dando uma nova vida a pequenas lembranças do passado. As cores neutras, malhas, algodão, sarja e polymetal marcaram o panorama da coleção.

Já Carlos Gil, mostrou uma evidente preferência pelas cores fortes e a forte influência da sua paixão pela arte, apresentando uma coleção com um design clássico e elegante, onde as texturas e silhuetas construídas pela fusão de formas geométricas resultaram em looks contemporâneos e descontraídos. “Flick’Mo” enaltece as formas e traços livres e espontâneos das criações que expressam sentimentos.

Utilizando como referência alguns dos trabalhos do artista digital Matthieu Bourel, a coleção “Surface” de Luís Carvalho destacou-se pelos seus folhos, silhuetas oversize e linhas retas. Os padrões xadrez e pied-de-poule preencheram a passarela, apresentando várias tonalidades e materiais como lã, algodão, seda e cupro.

Transformando o Pavilhão Carlos Lopes num autêntico cenário de montra, Nuno Gama colocou o público a circular pela sala, onde os manequins se encontravam espalhados, movendo-se consoante o som do novo disco de Hélder Bruno. “Mutantes” surge como uma coleção que revela as mudanças que todos vivemos, recuperando para o presente o vestuário da década de 1930, que se adapta às novas realidades, com a predominância de sobretudos, calças e casacos.

Provando que a moda e a arte sempre serviram como uma eficaz arma de reação, Dino Alves fechou a Moda Lisboa com a sua coleção “Reaction”, surpreendendo a audiência no final do desfile com uma manifestação em plena passarela, onde os modelos envergaram cartazes com mensagens como “your image is your weapon” e “my life, my rules”. O desfile, em si, já prenunciava este manifesto à má índole, dando pistas, com os seus acessórios, para o que sucederia. A coleção recuperou o corte utilizado nas peças dos anos 1970, as calças à boca-de-sino, as golas altas e as cores fortes. Os puffer jackets continuarão, à semelhança deste ano, a marcar os looks dos meses mais frios.

Como habitual, a ModaLisboa serviu de palco de convívio de celebridades sonantes no mundo da moda, tais como Luís Borges, Ana Sofia, Ana Moura, Paulo Pires, Sara Matos, Lily Caneças e Kelly Bailey. Num acesso exclusivo ao backstage, a F Luxury teve oportunidade de acompanhar o processo de preparação dos modelos, desde a maquilhagem, responsabilidade da Make Up Factory e Perfumes & Companhia, aos arranjos de cabelos levados a cabo pela equipa da L’Oreal Pro, com especial destaque para a linha tecni-art.

Artigos relacionados...

Yellow Sunny Mood

Joy and luminousness

Boutique Omega abre portas na Avenida da Liberdade

Cindy Crawford brilhou na companhia da F Luxury

A bolsa de batom mais desejada da Louis Vuitton

Peça emblemática e perfeita para o dia-a-dia

Patek Philippe: dois séculos de histórias para contar

O nascimento e vida da marca de alta relojoaria

Chanel despede-se de Karl Lagerfeld

Highlights da Semana da Moda de Paris

Os Mais Vistos

Lifestyle

Os segredos mais bem guardados

Lifestyle

O automóvel mais caro de sempre dá-se a conhecer

F Luxury no Instagram