PUB
                             
Tendências / Desfiles - 26.04.2019

Inventado em 1795 e patenteado em 1801 pelo relojoeiro francês Abraham Louis Breguet, o turbilhão é um mecanismo de relojoaria criado para compensar a influência da gravidade na precisão dos relógios mecânicos.

Naquela época o relógio de bolso era guardado no interior do bolso do colete dos senhores na posição vertical e quando um relógio permanece em repouso na mesma posição por um certo tempo, causa imprecisões devido à força da gravidade exercida sobre o relógio que acelera ou abranda o pêndulo e a roda de escape, em resultado das mudanças no seu centro de gravidade. Breguet sabia que a única forma de compensar esse erro associado ao movimento do relógio, e portanto, ao seu mecanismo regulador, era assegurar que o eixo do mecanismo fosse mantido na vertical e assim surgiu o turbilhão: uma espécie de “gaiola” que gira em torno de si mesma, uma vez por minuto. Este sistema compensava as imprecisões causadas pela gravidade, tornando o relógio muito preciso.

Porém, mais do que um mecanismo para melhorar a precisão, o turbilhão tornou-se uma obra-prima relojoeira extremamente apreciada e só ao alcance de alguns. Assim, apesar de atualmente os relógios serem usados no pulso, o turbilhão é incluído em alguns relógios modernos de grande qualidade como um elemento exclusivo e demonstração de virtuosismo técnico. O mecanismo é geralmente visível através de um mostrador que revela o seu funcionamento.

Fazendo-se valer de um precioso legado de tradição, rigor, dedicação e criatividade, o turbilhão é hoje sinónimo de luxo e está presente nas coleções da maior parte das grandes marcas que, a cada ano, tentam inovar e apresentar novos modelos, com novas funções. Fique com as propostas mais premium de relógios de luxo que incluem este singular mecanismo.

Artigos relacionados...

Luísa Rosas: um espírito singular

Formas da natureza para usar e brilhar

Os chinelos de luxo mais elegantes

As melhores soluções de calçado para o verão

Ariana Grande é protagonista em campanha da Givenchy

Cantora norte-americana surge triunfante

De Louis Vuitton a Chanel…

As carteiras transparentes e irresistíveis

Apresentamos: LouBhoutan

A nova coleção cápsula de Christian Louboutin

Os Mais Vistos

Lifestyle

Conheça um espaço especial no The Vintage Hotel & Spa

Beleza

Os dourados que marcam o verão

F Luxury no Instagram