PUB
                             
Tendências / Desfiles - 15.11.2019

Após o lançamento do “Klepcys Vertical Tourbillon” em 2018, o primeiro modelo a apresentar uma complicação de turbilhão na sua linha, a jovem e dinâmica Manufacture Suiça independente Cyrus, com sede em Le Locle, está expandindo a sua coleção.

Apresentado na Baselworld 2019, uma nova versão do seu relógio inovador, projetado para entusiastas da relojoaria mecânica exclusiva de ponta: o Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon.

Jean-François Mojon, diretor técnico da Manufatura e inspirador mestre relojoeiro, é a mente por trás das criações do Cyrus. Com este novo relógio, ele decidiu renovar a magia do Klepcys Vertical Tourbillon, criando uma interpretação que mostra o mecanismo extraordinariamente inovador que conduz o relógio. A gaiola do turbilhão, colocada no meio do mostrador pela primeira vez, é ajustada num eixo vertical num ângulo de 90.°. Estudos meticulosos da equipa técnica Cyrus revelaram que esse ângulo garante que a gaiola do turbilhão esteja quase sempre na posição vertical quando no pulso, otimizando assim o seu desempenho com precisão.

Espetacular e refinado, o novo Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon permite que entusiastas de relojoaria mergulhem diretamente no coração do movimento e desfrutem da “dança” realizada pelos componentes e engrenagens do movimento, enquanto lêem o tempo com horas e minutos retrógrados. Cada elemento do mecanismo é meticulosamente acabado e decorado, transformando-o numa peça de requintado artesanato.

Todos os elementos visíveis na “face” do Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon são posicionados de forma a garantir que o design seja perfeitamente simétrico e são definidos numa arquitetura tridimensional que aumenta a profundidade.

A ponte vertical em arco, inspirada na ponte de Leonardo da Vinci, decorada com a técnica de "microbagem" apresenta arestas chanfradas e polidas e enquadra a gaiola do turbilhão que executa uma rotação completa em um minuto. Divide harmoniosamente o mostrador em duas partes iguais, facilitando a leitura das horas e minutos retrógrados. Esta estrutura 3D original é protegida por um cristal de safira feito sob medida, abobadado e antirreflexo, com uma espessura de 1,2 mm.

À direita, um arco preto de DLC decorado com microtilagem mostra uma escala que varia de 0 a 60 em intervalos de 5 segundos. É embelezado com uma borda com acabamento em ouro ou prata 4N, dependendo das versões e indica os minutos retrógrados com ponteiro exclusivamente esculpido. O arco esquerdo em algarismos arábicos brancos, com o mesmo acabamento dos minutos, marca as horas retrógradas saltantes. Os segundos podem ser lidos na gaiola do turbilhão, graças aos pequenos blocos numerados, com os 60 segundos destacados em vermelho.

Entre os dois arcos da ponte do turbilhão, uma esfera preta de microbolhas DLC com 5 mm de diâmetro, fixada às 12 horas, chama a atenção. Ele exibe os dias da reserva de energia do relógio (1-4). Para obter um efeito equilibrado, o logotipo Cyrus é definido às 6 horas.

Observando o mostrador mais de perto, podemos distinguir a estrela do show (ou seja, o turbilhão, o protagonista indiscutível do nosso relógio). É quase como se estivesse a girar graciosamente num palco, interagindo com uma coreografia de rodas, engrenagens e mãos que sinuosamente se movem em uníssono.

A parte superior do mostrador esqueleto revela dois tambores banhados a ródio, decorados com os motivos triangulares gravados em muitos modelos Cyrus. As pontes são microbillé com tratamento galvânico NAC cinza escuro e as arestas são chanfradas e polidas. As alavancas do sistema retrógrado são polidas e banhadas a ródio. As rodas são revestidas a ródio e decoradas com cerclage, as cames são polidas e espelhadas. Os rubis dão um toque de cor ao item final, onde nada foi deixado ao acaso.

Todos os componentes de fabricação manual do movimento de corda, o calibre CYR625, com um duplo tambor que oferece mais de 100 horas de reserva de energia, foram cuidadosamente decorados para dar ao Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon um fascínio sofisticado.

O “coração pulsante” do Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon também pode ser visto na parte traseira da caixa. Isso revela o acabamento magistral executado pelos artesãos mestres altamente qualificados da Cyrus. As pontes de cor cinza, graças ao tratamento galvânico NAC, são decoradas com um padrão de raios solares ligeiramente curvos e têm um acabamento acetinado microbillé que contrasta com o acabamento polido das arestas. Os dois tambores paralelos têm rodas de catraca lacadas a preto adornadas com o logotipo da hélice da Cyrus, enquanto as cabeças dos parafusos são polidas e espelhadas.

Toda essa beleza está encerrada numa caixa em forma de almofada que se tornou um código definidor da maison. Possui um diâmetro de 44 mm, excluindo as duas coroas definidas às 3 e 9 horas, outra característica distintiva do Cyrus Watches. Respetivamente, o primeiro ajusta a hora e dá corda ao movimento, enquanto pressiona o segundo, corrige rapidamente a hora.

O Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon é uma edição limitada fabricada em três versões. Estão disponíveis cinco peças de cada uma: em titânio grau 5 com tratamento DLC preto, em ouro rosa 4N e uma versão em dois tons em ouro rosa 4N com aro preto em titânio DLC.

O relógio é completado com uma bracelete de pele de jacaré preta com um fecho dobrável de titânio DLC para as versões titânio e dois tons. O modelo em ouro rosa 4N apresenta uma bracelete de pele de jacaré marrom, com uma fivela em ouro. O Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon e outros modelos da Cyrus podem ser adquiridos na Maison Simão 1952, em Lisboa.

Artigos relacionados...

Gucci lança coleção cápsula Mickey Mouse

O rato famoso na celebração do ano novo chinês

Meisterstück Soft Grain Mix Tapes

Montblanc homenageia anos 80 e 90 com coleção cápsula

Cartier, o joalheiro dos reis

Conheça a história da casa de joalharia

Klepcys Collection

O relógio Cyrus conquista a lua

Marc Jacobs volta a apostar em moda masculina

Marca nova iorquina lança nova coleção

Os Mais Vistos

Lifestyle

Um modelo limitado a apenas 15 unidades em exclusivo para o mercado chinês

Bem-Estar

Conheça os programas disponíveis no Mandalay Spa