PUB
                             
Tendências / Desfiles - 27.12.2019

A House of Filigree abriu as suas portas na cidade do Porto no dia 6 de Dezembro com o objetivo de enaltecer e promover uma das mais antigas e prestigiadas técnicas da ourivesaria: a filigrana. A House of Filigree nasce pelas mãos de Luísa e Pedro Rosas, filhos de David Rosas - fundador da empresa que leva o seu nome, que opera no setor da alta joalharia e relojoaria -, pertencentes à quinta geração de uma família com ligações à ourivesaria desde meados do século XIX. “O nosso objetivo é proteger e divulgar uma tradição de cultura e excelência em Portugal, que se encontra ameaçada e desvalorizada pela proliferação de peças de fabrico industrial produzidas em massa por injeção em moldes”, justifica Luísa Rosas.

Localizado no coração da cidade, num emblemático edifício do século XIX com cerca de 400m2, o espaço da House of Filigree, projeto da autoria do arquiteto Nuno Graça Moura, integra três vertentes: Museu, Atelier e Boutique.

O Museu propõe uma viagem pelo universo e história da arte da filigrana portuguesa com a curadoria de Paulo Valente. A exposição permanente intitulada “Filigranas Portuguesas. Da perícia da técnica à elegância do uso” inclui um espólio de peças com as tipologias mais emblemáticas datadas dos séculos XIX, XX e XXI, assim como um conjunto de vários instrumentos utilizados na produção desta técnica. No primeiro núcleo do percurso expositivo, onde se explica a técnica — da fundição dos metais à execução das joias -, é possível observar mais de uma centena de peças, ferramentas e outros equipamentos, que se usaram e em alguns casos ainda se usam, nos diferentes processos de produção tradicional: da preparação do fio à construção da armação e ao enchimento. A coleção de ourivesaria, com mais de uma centena de peças, contempla a ourivesaria de adorno nas tipologias tradicionais — pendentes, relicários, cruzes de Malta, brincos e arrecadas, entre outros -, bem como peças de ourivesaria produzidas ao longo do século XX. A par destas, exibem-se peças de uso pessoal e decorativo, maioritariamente em prata, e objetos escultóricos ou de aparato.

Integrado no percurso expositivo está também um Atelier, no qual os visitantes poderão apreciar, ao vivo, a minúcia e perícia de artesãos que se encontram em permanência no espaço. Numa altura em que é urgente promover o talento e know-how destes artesãos, a House of Filigree pretende ser um centro de formação para novos artificies, com a criação de oportunidades de trabalho, no sentido de garantir a continuidade desta singular arte. O Atelier inclui ainda um espaço disponível para workshops. No final do percurso museológico o visitante poderá visitar a gift shop do Museu e conhecer todos os produtos produzidos em Portugal por artesãos e oficinas de excelência, com destaque para a coleção My Filigree, composta por pulseiras e pendentes mais acessíveis que contam uma história e convidam o visitante a levar uma parte desta arte consigo.

A House of Filigree integra, ainda, uma Boutique, onde poderão ser encontradas peças de alta joalharia em filigrana, sob a direção criativa de Luísa Rosas. Desenvolvidas com a paixão e o saber dos melhores filigraneiros, estarão disponíveis peças dos segmentos Heritage e Contemporary, que combinam história e contemporaneidade com a mais alta qualidade de execução.

Através deste projeto, a House of Filigree vem contribuir para a preservação e divulgação do talento e saber fazer dos extraordinários artesãos de filigrana, cuja técnica, minúcia e perícia encerram um valor absolutamente incalculável.

Artigos relacionados...

Cartier, o joalheiro dos reis

Conheça a história da casa de joalharia

Klepcys Collection

O relógio Cyrus conquista a lua

Marc Jacobs volta a apostar em moda masculina

Marca nova iorquina lança nova coleção

Uma década de tendências de moda

Descubra as principais tendências que marcaram os últimos dez anos

Luz by Luísa Rosas

Para enaltecer o seu lado mais cintilante

Os Mais Vistos

Lifestyle

Eis alguns dos carros de luxo mais aguardados de 2020

Gourmet

O melhor dos dois mundos

F Luxury no Instagram